terça-feira, 27 de outubro de 2015

FRANGO COM AGRUMES


Na minha última ida ao supermercado resolvi comprar umas sobre-coxas de frango que estavam com um precinho camarada e testar essa receita que leva o nome de Frango com Agrumes. O nome desse prato se deve ao fato dele conter limões sicilianos e casca de laranja. A palavra "agrume" em francês, vem do latim "agrumen", que por sua vez quer dizer azedo, ácido.

Esse é um prato que definitivamente vai entrar pro cardápio das nossas noites de sexta e sábado, pois é barato, simples e rápido!

Aqui na França sair pra comer fora é caro, então nós temos o hábito de convidar os amigos chez nous, pra passar o tempo juntos. Conversando com um francesa que mora na Suíça, mãe de um amigo nosso, ela me explicou que lá eles também fazem isso, pois os restaurantes são ainda mais caros que na França. Receber da trabalho sim, ainda mais quando não há alguém pra te auxiliar em casa, o que normalmente é o caso por aqui. Para eles é uma coisa que é reservada aos amigos mais íntimos. É muito bom ter as pessoas que a gente gosta por perto e no aconchego do nosso lar.

Acredito que no Brasil as idas aos restaurantes estejam ficando cada vez mais caras também. Encorajo vocês a tentarem fazer mais soirées caseiras. Não precisa ter talheres chiques, taças caríssimas ou um apartamento luxuoso. O intuito não é ostentar, é se divertir, comer uma comidinha feita em casa e partilhar um bom momento com os amigos. Então chama aí aqueles teus amigos mais chegados que irmãos pra tua casa e have fun!

Vamos a receita!

Ingredientes: (para 4 pessoas)
  • 4 coxas com sobrecoxas de frango;
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva;
  • 4 dentes de alho grandes esmagados;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 2 limões sicilianos; (um para fazer suco e o outro para fatiar)
  • casca de 1/2 laranja; 
  • 1/2 colher de sopa de páprica doce;
  • 1/4 de colher de sopa de pimenta d'espelette; (se você não achar, pode substituir por pimenta calabresa)
  • tomilho desidratado;
  • alecrim desidratado;
  • sal;
  • pimenta preta moída na hora;
  • uma cebola cortada em rodelas.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Em um bowl misture o azeite, o alho, o suco de um limão, o mel, a páprica, a pimenta d'espelette, o tomilho, o alecrim e o sal.

Coloque o frango com a parte da pele virada para cima em um refratário, regue-o com a mistura de azeite e especiarias, de forma que todo o frango seja contemplado com o molho. Corte o outro limão que sobrou, a casca da laranja, a cebola em fatias e distribua no frango. Não coloque somente sobre o frango, mas também entre os pedaços. Salpique generosamente mais alecrim e a pimenta preta moída na hora sobre o frango.

Leve ao forno por cerca de uma hora ou até seu frango assar.

Bon appétit !

Dicas:
- Você pode deixar o frango marinando algumas horas antes de por no forno, caso tenha tempo.
- Não despreze o molho após tirar o frango do forno, utilize pra regar o frango na hora de servir. 

6 comentários:

  1. Lya, to amando suas receitas! Assim que testar a primeira te falo. :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Nic! Fico super feliz <3 Me fala sim, tô curiosa pra saber sua opinião! Eu amei esse frango, da próxima vez vou dobrar a quantidade XD.

      Excluir
  2. Acabamos de almoçar este frango! Ficou delicioso!!! Não tínhamos mel, então colocamos maple syrup. ;)

    ResponderExcluir
  3. Que legal Nicole!!!! <3 Super feliz que vocês gostaram :) Ontem a noite foi nosso jantar ! André ama maple syrup, da próxima vou tentar com ele ;) Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Muito gostoso mesmo! Cabe no bolso e bem fácil de preparar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 💟 amo esse franguinho! Acabou minha monotonia de frango grelhado 🍴

      Excluir