segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LASANHA BOLONHESA DE BERINGELA




Hoje eu estava querendo fazer algo diferente pro almoço, simples e gostoso.  Sem queijo, sem creme de leite, sem molhos gordurosos e sem glúten. Esse está sendo o meu lema de cada dia, descobrir novos pratos e que se adéquem às restrições alimentares da minha família (nada de leite, derivados e glúten), sem abrir mão do prazer de comer bem! A gente pode sim comer bem e comer saudável!

Você sabia que a berinjela é um fruto originário da Índia? Ela é um vegetal com alto teor de água, é rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas. Que tal fazer uma troca vantajosa da massa tradicional por ela? Então se você estiver a fim de comer uma lasanha apetitosa e saudável, a sugestão de hoje é Lasanha à Bolonhesa de berinjela!


Ingredientes: (para 2 pessoas)
  • 350 g de carne moída ligth; (quem estiver na França, pode comprar o bouef haché 5% de matière grasse)
  • 50 g de bacon cortados em cubinhos; (opcional)
  • 1 cebola grande; 
  • ½ colher de sopa de óleo; 
  • 300 g de tomates pelados concassées; (veja a dica de como fazê-lo em casa no fim da receita)
  • 1 berinjela grande; 
  • 200 ml de creme de coco; ( se você não achar o creme de coco, pode substituí-lo pelo leite de coco mais cremoso  que achar)
  • noz moscada; 
  • pimenta preta; 
  • orégano; 
  • sal. 


Modo de preparo:
Vamos começar pelo molho à bolonhesa: em uma panela antiaderente refolgue no óleo a cebola picada, acrescente o bacon, a carne moída, o alho, tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Refolgue até a carne ficar bem frita. Adicione os tomates pelados concassées e deixe cozinhando até ficar bem grosso. Reserve.

Corte a berinjela no sentido longitudinal na espessura que preferir (quanto mais finas, mais camadas sua lasanha terá). Coloque as fatias imersas em água gelada com sal por 15 minutos, isso vai tirar o sabor amargo da berinjela.

Tempere o creme de coco com o sal e a noz moscada a gosto.

No fundo de um refratário médio, coloque um pouco do molho à bolonhesa. Em seguida, distribua uma camada de berinjela, jogue mais molho à bolonhesa por cima e depois o creme de coco temperado. Faça quantas camadas quiser e termine com uma camada do molho de carne e de creme de coco.

Polvilhe pimenta preta e orégano no topo.

Leve pra assar em forno pré-aquecido à 200 °C por mais ou menos 35 minutos.



Dicas:
- Não encha o refratário até a borda, pois no cozimento o creme de coco ferve. Isso evitará de sujar seu forno.


-  A palavra concassé vem do francês e significa esmagado, triturado. Tomates concassées são simplesmente o tomate sem pele e sem sementes. Estes fazem com que o tomate fique ácido. A técnica para retirar a pele é a seguinte: deixe água fervendo em uma panela  enquanto preparar os tomates e uma tigela funda de água bem gelada esperando. Retire a "tampa" do tomate, onde era o lugar do caule e na outra extremidade faça um "X"  com uma faca, para auxiliar na hora da retirada da pele. Coloque os tomates na água fervente um a um e deixe por mais ou menos 15 segundos, esse tempo dependerá da "maturidade" do tomate. Depois coloque-os imersos na tigela de água gelada, o choque térmico vai parar o cozimento. Com o auxilio de uma faca comece a retirar a pele dos tomates. Depois é só abrir, retirar as sementes e picar os tomates. 

- Essa receita também pode ser feita com abobrinhas. Corte-as ao comprimento, coloque as fatias imersas em água gelada com sal e deixe-as de molho por 20 minutos. Depois, escorra e seque-as com um papel toalha, elas soltarão um pouco de água e a lasanha ficará mais sequinha.


2 comentários: