sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PUDIM SEM LEITE, SEM GLÚTEN E SEM SOJA !!!

Há dias meu marido pede que eu faça pudim de leite, uma de suas sobremesas preferidas. Mas a vontade de fazer  pudim pra uma pessoa me fazia procrastinar esse dia. Finalmente decidi fazê-lo e tive a ideia de pesquisar receitas sem lactose. O problema é que a grande maioria das pessoas utiliza a soja como substituto do leite e eu não posso comer soja também. Depois de muito procurar, encontrei uma receita que se adequasse as minhas mazelas alimentares. :-)

Lá fui eu, quebrar os ovos, peneirar as gemas, etc, etc. Na hora de acrescentar o resto dos ingredientes, pra minha surpresa e desespero, faltou ingrediente. Me vi com 6 ovos organicos já estrelados e sem querer sair de casa pra comprar o que faltava - nesse frio de 6ºC, simplesmente tenho preguicite aguda de sair. Foi então que eu tive a ideia de fazer o que eu sempre faço... Alterar a receita! E posso falar? Deu super certo! Saiu um pudim delicioso sem leite, sem glúten e sem soja!

Ingredientes: 
  • 6 ovos;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 200 ml de leite de amêndoas; 
  • 1 xícara de chá rasa de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • aproximadamente 1 xícara de chá de açúcar para a calda + 1/4 de xícara de chá de água quente.

Modo de preparo:
Comece pela calda, porque o açúcar demora a derreter. Coloque o açúcar em uma forma para pudim e leve ao fogo baixo, deixando o açúcar caramelizar. Assim que dourar, acrescente a água quente e mexa. Gire a forma para poder espalhar por ela toda o açúcar que virou caramelo.

Peneire todas a gemas. Esse processo deve imperativamente ser feito para que o pudim não fique com aquele cheiro e gostinho de ovo. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje o conteúdo liquido na forma para assar, em banho-maria, em forno pré-aquecido à 180º C. Não precisa cobrir.

Meu pudim ficou pronto em 45 minutos, dependendo do seu forno, o tempo vai mudar. Faço o bom e velho teste do palitinho, se após enfiá-lo ele sair sequinho, voilà, está pronto.


Dicas:
- Desenforme quando estiver totalmente frio, se puder deixe de um dia para o outro na geladeira. 

Antes de tirar da forma, aqueça o fundo dela no fogo, para ajudar a descolar o pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário