sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AVOCADO COM OVOS


Eu sei que no Brasil temos o costume de comer abacate com açúcar, mas que tal testar coisas diferentes?

Quando eu era pequena meu pai costumava acordar a mim e a meu irmão com um copão de vitamina de frutas. Gente, eu simplesmente não aguentava beber aquilo. A boa vontade era muita, minha e dele, mas não descia redondo! Era quase como uma pasta no copo pra beber no "gute-gute". Quando ele colocava abacate então... Era um desespero. Ele dizia: "tampa o nariz e engole". Rs! Tempos depois, confessei que quando ele saia da mesa eu corria para a pia mais próxima e despejava tudo (crianças, não façam isso em casa!). Que feio, eu sei, mas confessei meu pecado e ficamos rindo da presepada.

Quantas vezes me perguntaram qual era a fruta que eu não gostava e o coitado do abacate estava sempre na mira da minha rejeição. Incansáveis. Anos depois (muitos anos mesmo), uma amiga colombiana me apresentou o avocado, um tipo de abacate pequeno. Na Colômbia, como em quase todos os países do mundo, as pessoas comem abacate salgado. Ela disse que nunca na vida tinha visto alguém comer abacate doce até chegar ao Brasil (hoje ela mora lá) e que no começo foi estranho ver isso.

Resolvemos fazer uma enquete! Perguntamos aos amigos americanos, ingleses, latinos, asiáticos, franceses e suíço... todos disseram a mesma coisa: abacate se come salgado". A cara deles quando meu marido falava em abacate com leite, adoçado com leite condensado... era de quem nunca iria querer provar isso. Bom, cada um com seu gosto. Quem disse que a gente só pode comer uma coisa de um jeito? O bom é variar, que graça tem a mesmice? Na cozinha então?

Voltando à história da minha amiga colombiana, ela me serviu um avocado com sal e disse "prova que você vai gostar". Pois não é que ela tinha razão!? Quanto tempo perdido! Hoje o avocado vira e mexe está na minha cozinha em diversas receitas pra me dar muita alegria, porém sempre doce pro meu marido, que gosta de abacatada.

Ingredientes: 
  • 1 avocado (um tipo de abacate pequeno);
  • 2 ovos cozidos;
  • 1 dente de alho;
  • salsinha;
  • suco de 1/2 limão;
  • pimenta moída na hora;
  • sal;
  • óleo.
Modo de preparo:
1. Coloque os ovos pra cozinhar e deixe no ponto que você gosta. Eu gosto como na foto, meio consistência de ovo poché. 
2. Enquanto isso, fatie o alho em lâminas, frite com um fiozinho de óleo e reserve.
3. Corte o avocado em cubinhos e tempere com o suco do limão, pimenta, salsinha, sal e adicione o alho.
4. Descasque os ovos, corte-os ao meio, salpique mais sal e pimenta e coloque por cima do avocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário