domingo, 8 de novembro de 2015

PANQUECA DOCE DE BANANA E COCO




Esse foi um dia que fez bastante sol aqui em Grenoble apesar de já ser outono. Então resolvi fazer um café da manhã especial e fomos comer na varanda. Quando provei essas panquecas minha reação foi "huuuummm!!". Depois de experimentar vários tipos de massa de panqueca doce sem glúten, essa foi a que mais gostei até agora.

Já tinha feito panquecas usando banana, mas vira e mexe algumas ficavam molengas, não davam o ponto e na hora de virar na frigideira era uma lambança. Mais pareciam ovos mexidos doces, uma decepção. Essa receita não fica assim, e não da trabalho na hora de virar!

Essas panquecas não levam açúcar, nem glúten, nem leite e todos os ingredientes são acessíveis. O morango dá um gostinho especial, mas se você não tiver na geladeira, não tem problema, ela também fica muito boa só com o mel por cima. Faz e me conta o que achou!

Ingredientes: (2 pessoas)
  • 2 ovos;
  • 1 banana madura;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco (caso não tenha, pode passar coco ralado sem açúcar no processador);
  • 1 colher de café de fermento;
  • óleo de coco para untar;
  • mel;
  • morangos ou outra fruta de sua preferência.
Modo de preparo:
Amasse a banana e reserve. Com um garfo, bata bem os ovos. Misture a banana, os ovos, a farinha de coco e a canela em pó. Acrescente o fermento até que incorpore a massa.

Pré-aqueça a frigideira antiaderente pincelada com um fio de óleo de coco e espalhe a massa no formato de uma panqueca. Atenção para não demorar na hora de espalhar a massa. Tampe a frigideira e aguarde cozinhar. Vire a panqueca para dourar os dois lados. Se necessário, renove o fio de óleo para o restante das panquecas.

Coloque as frutas por cima e depois jogue um pouco de mel. 



Dicas:
-Não faça a panqueca muito grossa! Se você não tiver prática vai ter dificuldades na hora de virar.

- Se tiver dificuldade para virar as panquecas, utilize uma escumadeira pra auxiliar. Outra alternativa é virar a panqueca diretamente em outra frigideira pré-aquecida, já untada com um pouco de óleo de coco, e continuar a assar.

4 comentários: