quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SORVETE DE BANANA E ALFARROBA


Estive em Roma em outubro e encontrei sorvetes de-li-ci-o-sos sem lactose. Esse momento foi um dos melhores da viagem. Além de conhecer monumentos históricos, eu gosto de fazer viagens gastronômicas. Numa outra oportunidade já tinha comido massas na Itália, então me faltava provar o sorvete e enquanto meu marido estava atrás de restaurantes que servissem massa sem glúten, eu estava atrás da sobremesa sem lactose! Tomei o melhor sorvete de amêndoas da minha vida. Foi pensando nesse sabor que coloquei amêndoas torradas nesse sorvete de banana e alfarroba, que é super bom e não leva nem leite nem açúcar.

Mesmo que você não seja fã de banana (eu, por exemplo, só gosto quando estão meio verdes) aqui o sabor da banana fica um pouco apagado pela alfarroba que mais lembra chocolate, então pode fazer sem medo de ser feliz.

Se você não tem alfarroba em casa, pode trocar por cacau em pó na mesma quantidade. Não testei com achocolatado, então não sei dizer se da o mesmo efeito.

Ingredientes: (para 1 pessoa)
  • 1 banana picadinha congelada; 
  • 1 colher de sobremesa de creme de coco;
  • 1 colher de sobremesa de alfarroba em pó;
  • 1 colher de sopa de amêndoas em lascas torradas;
  • 1 colher de chá de mel de flor de laranjeira.
Modo de preparo:
Pique as bananas e congele-as. Depois que estiverem congeladas acrescente o creme de coco, a alfarroba em pó, o mel e pulse com o mix até ficarem um creme. Leve ao refrigerador e aguarde que dê o ponto de sorvete.

Antes de servir, torre as lascas de amêndoas. Esse processo das amêndoas é bem rápido, cuidado para não queimá-las. Ao torrá-las mexa sempre até que dourem e tire imediatamente da panela, caso contrário elas continuam a assar mesmo com o fogo desligado. Acrescente as amêndoas e voilà, está pronto.

Dicas:
- É muito importante acrescentar as amendoas apenas alguns instantes antes de servir o sorvete. Após algum tempo em contato com a umidade elas perdem a crocância e mudam de aspecto visual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário