domingo, 6 de dezembro de 2015

BOLINHOS DE BACALHAU ( PASTEIS DE BACALHAU)


Estamos chegando perto das festas de fim de ano e bacalhau é um ingrediente bem procurado. Essa receita da pra ser feita com as lascas do bacalhau, que são mais baratas e é uma ótima alternativa aos salgadinhos com glúten. Os bolinhos de bacalhau são originários de Portugal e em algumas regiões de lá eles são chamados de pasteis de bacalhau.

Uma amiga portuguesa me disse que normalmente a receita não leva farinha, mas há quem coloque. No caso, eu substituí a farinha de trigo por maisena, que é livre de glúten. Se você quiser pode fazer sem ela também que dá certo, só achei um pouco mais trabalhoso.

Pra quem acha que dá pra evitar a fritura, já tentei fazê-los assados, mas na minha opinião, e na do meu marido, o sabor deixou a desejar.

Ingredientes: 
  • 300 g de batatas;
  • 400 g de lascas de bacalhau dessalgado;
  • 1 ovo;
  • sal;
  • salsinha;
  • óleo para fritar;
  • maisena, quanto baste.
Modo de preparo:
1. Deixe as lascas de bacalhau de molho por no mínimo 24 horas, troque a água por 2 vezes. Não despreze a última água que você usou pra deixar o bacalhau de molho, você usará para cozinhar as batatas.
2. Após cozido, desfie tirando as espinhas e a pele.
3. Descasque as batatas e cozinhe até que fiquem macias. Seque-as bem e ainda quentes amasse com um garfo.
4. Em um recipiente, coloque o ovo e bata com um garfo. Adicione as batatas, o bacalhau já desfiado, sal, salsinha picada e misture.
5. Verifique a consistência da massa e adicione maisena de acordo com o necessário para fazer os bolinhos. Use duas colheres para moldar os bolinhos (recomendo não fazer bolinhas grandes).
6. Em uma panela, aqueça bem o óleo, coloque os bolinhos e frite até que dourem.
7. Coloque-os em uma travessa forrada com papel toalha para tirar o excesso de óleo e sirva.


Dicas:
- O óleo deve ser bem quente, caso contrário os bolinhos podem se desfazer e ficar cheios de óleo.
- Quanto mais secos o bacalhau e a batata estiverem, menos maisena você precisará usar. Já consegui fazer essa receita sem usar maisena pra encorpar a massa, mas na primeira vez que fiz usei 1 colher de sopa. 

- Use uma quantidade de óleo sufieciente para que os bolhinhos boiem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário