segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

QUEIJO VEGETAL DE AMÊNDOAS E ERVAS



Eu não gosto de passar vontade e foi por isso que resolvi testar essa receita de queijo vegano. Quando se tem alguma restrição alimentar a gente acaba descobrindo como fazer substituições no cardápio e voilà, foi o que aconteceu mais uma vez. Agora eu tenho um queijo de corte pra servir com pães ou por nas saladas. 

Essa é uma receita fácil de ser feita, porém exige atenção durante a preparação. Antes de tudo, é importante a mise en place, deixe todos os ingredientes separados em stand by para serem utilizados.  Já deixe o limão e uma colher de azeite previamente misturados e em estado de fácil manuseio, para não perder o ponto do ágar-ágar, pois ele endurece rápido.

Ingredientes: (em média 300 g de queijo)                
  • 1 xícara e meia de água fria;
  • 2 colheres de chá de ágar ágar em pó sabor neutro;
  • ½ xícara de farinha de amênodoas;
  • sumo de 1 limão; 
  • 1 colher de chá de alho em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
  • ervas aromáticas a gosto (eu usei pimenta caiena, salsinha fresca, tomilho, páprica e óregano);
  • pimenta preta moída na hora,
  • tomate seco picadinho a gosto (eu fui bem generosa na quantidade).
Modo de preparo:
1- Escolha o recipiente em que você vai colocar o queijo para modelar. Pode ser louça ou vidro, mas evite metal e plástico.
2- Unte o recipiente por completo com uma colher de azeite, em seguida espalhe as ervas, temperos e o tomate seco, de forma que ele fique todo untado com as ervas também. Reserve.
3- Em um bolw, misture a farinha de amêndoas, o alho em pó, o sal, e a pimenta moída na hora e depois reserve dentro do liquidificador.
4- Em uma panela, coloque a água fria, derrame lentamente o pó do ágar ágar e vá mexendo ao mesmo tempo (não coloque as colheres de uma vez, por que o pó vai formar um grumo) até dissolver bem.
5-  Ligue o fogo e mexa até ferver. Após levantar fervura, continue mexendo por mais dois minutos. 6- Desligue o fogo e imediatamente derrame o ágar ágar no liquidificador juntado aos ingredientes que estavam reservados dentro dele, bata até misturar bem.
7-Adicione a colher de azeite restante e o limão. Misture novamente para incorpora-los.
8- Coloque o líquido no recipiente de vidro que foi previamente untado e temperado, tampe e leve a geladeira para que tome consistência. Eu deixei de um dia para o outro. 

Dicas:
-  A validade do queijo é em média 5 dias, conservado em geladeira numa embalagem fechada.
- Se você tem o hábito de preparar o seu leite de amêndoas em casa, pode usar o resíduo das amêndoas no lugar de comprar farinha de amêndoas.

-Use ervas que você gosta, pois elas é que darão o sabor ao queijo. 
-Sirva gelado acompanhado de torradas, um pão de qualidade e vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário