sábado, 2 de janeiro de 2016

BOLO DE AMÊNDOAS



Cozinhar tentando fazer as adaptações nos ingredientes pra que eu e meu marido possamos comer e ter sucesso é muito gratificante. Na hora de comer, a sensação é tão boa que a gente esquece de todo o resto, até das calorias hahaha. Falo isso por que nem sempre da certo. Estou aprendendo aos poucos a química na cozinha. Já tentei alterações em receitas de bolo que foram uma catástrofe! Já tive que jogar bolo inteiro no lixo porque estava intragável. Que dó! Mas bola pra frente, porque foi solando muito bolo na adolescência que aprendi a cozinhar.

Essa receita é de um experiência que deu certo: bolo de amêndoas! Já fiz ele várias vezes, inclusive para a ceia de natal de 2015! Sem lactose, sem glúten e sem açúcar. Tá bom... com açúcar, mas é demerara☺. Cuidado, aviso logo que você corre o sério risco de querer comer o bolo todo de uma vez! Sempre que faço esse bolo aqui em casa ele acaba em menos de 24 horas.

Sobre esse bolinho de amêndoas... um dos melhores bolos que já comi. Façam, vocês não vão se arrepender! Todo mundo que prova me pede a receita. Ele fica fofinho por dentro e "croc croc" por fora. Ele não cresce muito, então não precisa usar uma forma grande. Eu já usei forma de bolo inglês e uma forma redonda de 20 cm.

Para o Natal eu dobrei a receita porque éramos muitos. Também fiz uma geleia de morango caseira e coloquei como recheio. Combinou muito bem.

Ingredientes: (para 1 forma de bolo inglês)
  • 2 ovos;
  • 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 1 colher de café de extrato de baunilha em pó (não use essência artificial, vai esconder o sabor dos outros ingredientes);
  • 1/2 colher de café de canela em pó;
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1/2 xícara de farinha de arroz;
  • 1/2 de xícara de farinha de amêndoas;
  • 1/3 de xícara de leite de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
1. Misture em um bowl a farinha de amêndoas e arroz e reserve.
2. Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar até formar um creme bem fofinho.
3. Adicione o óleo de coco, a baunilha e a canela e bata novamente para misturar os ingredientes.
4. Sem parar de bater, adicionar metade da mistura de farinhas, o leite de amêndoas e em seguida a outra metade da mistura de farinhas.
5. Acrescente o fermento e misture lentamente até que tudo fique bem incorporado.
6. Despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e farinha de arroz e leve pra assar em forno pré aquecido a 180ºC, até que o bolo doure e esteja fofinho. No meu forno foram 35 minutos.

Dicas:
- Para fazer sua própria farinha de amêndoas, você pode t
riturar as amêndoas em um processador ou liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário