segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

BOLO DE MILHO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE.


(Version française au-dessous)

Olá gente!!! Estou voltando aos poucos com blog. O sobrinho já retornou ao Brasil e eu finalmente me recuperei da ausência dele. Foi mais difícil do que pensei que seria, mas a vida continua, bola pra frente. Muito feliz e grata a Deus por ter podido estar com ele por esse tempo.

Vamos falar de comida? Esses dias uma amiga me mandou a foto de um bolo de milho feito por ela. Eu amo bolo de milho, amo! Junto com a foto ela mandou o link da receita por que era sem glúten, ideal pro meu marido. Mas como tinha leite, resolvi procurar outra pra que eu pudesse comer também \o/. Achei várias receitas interessantes, mas sempre faltava uns ingredientes, então acabei fazendo minha própria versão. Entre outras coisas, substitui o leite por água de coco e utilizei óleo de coco. Também resolvi usar espiga de milho ao invés de milho enlatado, como diziam muitas receitas.

Gente, não desanimem de usar o milho natural. A coisa mais fácil do mundo é tirar o milho da espiga. Quebra a espiga no meio, coloca a base dela na vertical e passa uma faca afiada rente à ela. Pronto, tão fácil quanto abrir uma lata e o melhor, é natural.
Você pode pensar que só tem água e sal dentro da lata, mas a verdade e que não sabemos na real o que tem alí. Há componentes químicos que a legislação só obriga o fabricante a informar se ultrapassar uma quantidade "X", como é o caso dos sulfitos ( um tipo de conservante ).
Bom, tudo que posso comer natural eu como natural. Na minha opinião vale a pena.
Aqui eu consigo espigas de milho sem serem geneticamente modificadas, isso foi mais um incentivo pra não fazer uma receita usando o Flocão que eu tenho aqui, comprado no Brasil.

O gostinho do bolo me lembrou pamonha bem docinha. E por falar em doce, o milho aqui na França é super doce se comparado ao do Brasil. Para essa receita eu usei 1/2 xícara de açúcar demerara, e para meu paladar já ficou doce. Como eu não costumo usar açúcar nem adoçante, quando como uma sobremesa sinto muito forte o sabor doce. Então pra ficar nota 10, um cafezinho amargo completou a refeição, equilibrando bem e deixando minhas papilas gustativas mais satisfeitas.

Vamos a receita? Se tentar fazer me diz o que achou. Se adaptar me conta também, amo adaptação de receitas!

Ingredientes:
  • 1 espiga de milho crua;
  • 3 ovos;
  • 6 colheres de sopa de óleo de coco.
  • ½ xícara de água de coco;
  • 2 xícaras de farinha de arroz;
  • ½ xícara de açúcar demerara;
  • 1 colher de sopa de fermento. 
Modo de preparo:
1. Bata no liquidificador o milho, os ovos, a água de coco e o óleo de coco até ficar tudo homogêneo.
2. Em seguida, acrescente a farinha de arroz, o açúcar e liquidifique novamente.
3. Peneire o fermento e misture com um fouet até que fique incorporado a massa.
4. Unte uma forma antiaderente com óleo de coco e farinha de arroz, ou óleo de coco e açúcar demerara.
5. Despeje a massa do bolo na forma e leve ao forno pré-aquecido por em média 25 minutos, o tempo varia de forno pra forno.

Dicas:
- Espere o bolo esfriar para desenformar.

- Eu deixei 23 minutos, esperei esfriar completamente e desinformei. Ficou uma  partezinha cremosa no meio dele, excelente!



Version en français

GÂTEAU DE MAÏS, SANS GLUTEN ET SANS LACTOSE

Ingrédients


⦁ 1 épi de maïs cru ;
⦁ 3 œufs ;
⦁ 6 cuillers à soupe de huile de noix de coco (liquide) ;
⦁ ½ tasse d'eau de coco ;
⦁ 2 tasses de farine de riz ;
⦁ ½ tasse de sucre (cassonade ou sucre de coco) ;
⦁ 1 cuiller à soupe de levure chimique.

Préparation de la recette:
1. Préchauffez le four à 180°C.
2. Avec un couteau bien aiguisé, coupez à travers la base de l’épi et pelez le maïs depuis la base vers le haut.
3. Versez les grains de maïs, les oeufs, l'eau de coco et l'huile de noix de coco dans le bol d'un mixeur. Mixez jusqu'à obtention d'une pâte homogène.
4. Ajoutez la farine de riz, le sucre et mixez encore.
5. Tamisez la levure, l'ajoutez à la pâte et puis melangez tout en utilisant un fouet à main.
6. Versez la pâte à gâteau dans un moule graissé avec l'huile de noix de coco et la farine, ou l'huile d'coco et sucre.
7. Faites cuire 25 minutes au four à 180°C, jusqu'à ce que le gâteau soit bien doré et ferme. Le temps de cuisson pourra varier de 20 minutes à 25 minutes, selon la puissance de votre four. Pour vérifier la cuisson, faites le test du couteau.
8. Laissez le gâteau refroidir avant de le démouler.

Um comentário: