quinta-feira, 17 de março de 2016

CALDO DE CHAMPIGNON DE PARIS E ALHO PORÓ


Recém chegada de viagem, sem muita coisa na geladeira, uma bagunça pra arrumar em casa, cansada e um dia pós enxaqueca. Foi esse o estado em que me encontrava  quando despretensiosamente comecei a fazer esse caldo. Por isso dá um desconto na foto. ;)  A ideia era meio "pega tudo o que tem, mistura e vamos ver no que vai dar".  Deu certo! O marido também elogiou. " Tá super gostosa, meu amorzinho se garantiu".  Olha, olha, palavras do marido hihihi. Graças a Deus, porque vamos combinar que não é sempre que isso da certo. ;)

Champignon de Paris e alho poró é uma harmonização que dá super certo, é como tomate e manjericão, queijo e goiabada, chocolate e oleaginosa. São clássicos! Já usei aqui no blog pra fazer o recheio de galletes, você pode conferir aqui.

Pra fazer esse caldo, normalmente eu colocaria batatas na lista dos ingredientes pra dar uma "encorpada" maaaaas, eu não tinha em casa.  O que foi muito bom! Ousei e coloquei a couve-flor que eu tinha higienizado, cortado e guardado no congelador antes de viajar.  O resultado foi um caldinho super proteico! Me lembrei do "caldo da caridade" que vovó fazia quando eu adoecia, só  que o de hoje é uma versão gourmet haha. Ele fica ralinho, mas dependendo do tanto de fécula de mandioca que você colocar, pode engrossá-lo mais.

Este acabou sendo nosso almoço! É sim, morando aqui na França eu me desapeguei  desse conceito de que almoço é arroz, feijão, macarrão e etc... Isso é cultural gente. Como comer pão em todas as refeiçōes aqui na França. Toda vez que faço feijoada pra não brasileiros, tem que ter pão no acampanhamento porque o pão é como o nosso arroz e feijão na hora do almoço. Simplesmente tem que ter.

Ingredientes: 
  • 1 litro e ½ de caldo de legumes caseiro;
  • 1 alho-poró cortado em rodelas finas;
  • 300g de champignon de Paris frescos, cortados em fatias finas; 
  • 1/2 couve flor;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • um punhado de coentro;
  • 4 colheres de sopa de tapioca granulada (grãos finos);
  • 2 ovos;
  • sal de Guérande. ( é o que eu tenho usado aqui em casa, mas pode ser o refinado  também)
  • gordura pra refolgar ( pode ser manteiga, óleo ou azeite de oliva)
Modo de preparo:
1- Higienize o alho poró, corte em fatias finas e em uma panela funda refogue na gordura por 2 minutos.
2- Corte o champignon de Paris em fatias (no sentido horizontal) e adicione-o a panela, refogando até que esteja tudo dourado.
3- Acrescente o caldo de legumes, a couve-flor, o sal e o coentro .
4- Em seguida coloque a tapioca granulada como se estivesse salpicando, para não ter perigo de empelotar. Vá mexendo até ter adicionado toda.
5- Deixe cozinhando até a couve-flor ficar crocante, adicione os ovos, mexa por mais 1 minutinho e está pronto.

Dicas:
- Como eu disse a cima, trata-se de um caldo, por isso é ralinho. Caso você queira engrossá-lo, adicione mais tapioca granulada. Mas faz isso aos poucos.
-Espere esfriar um pouco pra tomar sentindo o sabor do clado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário