sábado, 14 de maio de 2016

BROWNIE DE CHOCOLATE




Hoje a receita vai ser de um brownie de chocolate ma-ra-vi-lho-so. Essa semana mostrei lá no Snapchat (lyasudario) o teste dessa receita! Ê lê lê, quando eu começo a fazer bolo o negócio é sem fim. Quero fazer bolo toda semana. Como dizia o B9 "perigo, perigo, perigo" (caaalma, não sou dessa época, mas assisti muitas reprises de Perdidos no Espaço com a minha mãe!).

Bom, voltando ao bolo, pelo menos ele não leva  farinha, manteiga, e o melhor, não tem quem diga! A receita também é sem lactose, porque usei chocolate 85% cacau. Se você não tiver problema com leite, acho que dá pra fazer com chocolate ao leite, mas não esqueça de dosar o açúcar pra não ficar muito doce.

Uma dica importante para fazer brownies é distribuir a massa uniformemente numa forma. Eu usei uma forma quadrada pequena, por que a quantidade de massa não é como a de um bolo normal. É importante que o bolo asse por igual e que não fique muito fininho.

Outro pulo do gato pra receita dar certo é cortá-lo somente quando estiver totalmente frio. Como estamos falando de um brownie a massa deve fica molinha quando o bolo estiver pronto, logo, se você cortar quente, ou mesmo morno, o negócio vai desandar.

É bom dizer também que, o óleo de coco vai deixar levemente um sabor de coco no brownie, se você não é fã de coco, é preciso procurar um óleo de coco desodorizado, neutro no sabor e no odor. Eu como a-m-o coco, uso sempre o normal.

O brownie fica ótimo como sobremesa e com um cafezinho puro. Aliás, até hoje não sei qual é a graça de comer bolo com refrigerante (?!)! Me apaixonei por essa receita e espero que caso você tente pô-la em prática goste também. Sem dúvida esse brownie não perde pra nenhum outro que já comprei! Allons-y!

Ingredientes:
  • 150g de chocolate 85% cacau; 
  • 125g de óleo de coco (o óleo estava sólido por causa do frio, por isso a medida vai em g.);
  • 3 ovos;
  • 250g de açúcar demerara;
  • 100g de farinha de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • farinha de arroz pra untar.
Modo de preparo:
1. Forre uma assadeira com papel manteiga, unte-o com óleo de coco e polvilhe com farinha de arroz. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C;

2. Ponha o chocolate picado e o óleo de coco numa vasilha e leve ao fogo para derretê-los em banho-maria. Cuidado para não entrar água na vasilha. A medida que for derretendo, vá misturando para que fique homogêneo. Deixe esfriar. O chocolate vai ficar bem líquido.

3. Com um fuet, bata os ovos e vá adicionando ao chocolate aos pouquinhos até o ovo incorporar totalmente na massa. Nessa hora a massa vai tomando corpo e engrossando. Em seguida, acrescente o açúcar e misture bem;

4. Numa outra vasilha, misture o cacau, a farinha de amêndoas e o sal. Adicione à mistura de chocolate.

5. Coloque a massa no tabuleiro que foi untado previamente, espalhando bem com uma espátula.

6. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Atenção ao tempo no forno, porque ele muda de forno para forno. O brownie deve sair ainda levemente úmido.

7. Agora a parte mais difícil: deixe esfriar COMPLETAMETE antes de partir e comer!


Dicas pra quem não tem problemas com lactose:

1. Você pode substituir o óleo de coco por manteiga, use a mesma quantidade. Na hora de derreter em banho-maria, a consistência vai ficar bem cremosa e não líquida como no caso feito com óleo de coco. O tempo de forno do brownie, quando feito com manteiga, é menor do que quando feito com o óleo de coco, então fique ligado(a). No meu forno foram 25 minutos.

2. Você pode rechear o brownie com doce de leite. Caso não queria ele todo recheado, coloque o recheio somente na metade da massa, o doce de leite não vai se espalhar. Eu usei o doce de leite feito com leite moça. Faça o seguinte: derrame metade da massa na assadeira, coloque o doce de leite e depois cubra com o restante da massa. Nesse caso recomendo fortemente usar o chocolate 85% cacau pra não ficar muito doce.

Um comentário: